Quais são os objetivos deste projeto?




Projeto Genoma;
é um projeto internacional, programado para durar cerca de 15 anos.
Criado em 1990, tem como objetivo mapear cerca de 80 mil genes que se calculava existir no DNA humano, armazenar todas as informações coletadas e guardar em um banco de dados.
Outro objetivo é descobrir todos os genes da sequencia do DNA, para que no futuro possa ser usado na melhoria e modernização da biologia e medicina.
Porém, o objetivo principal, é mapear o cromossomo, dividir as suas celulas, com resolução cada vez mais apurada, depois ordena-las, para ter noção de suas posições e funções.

A grande importancia do Projeto Genoma, é tentar melhorar a qualidade de vida humana, procurar tratamentos para doenças genéticas, e outros tipos de doença, como alcolismo, uso de drogas e outros vicios. Com certeza, com a dedicação dos pesquisadores, um dia teremos a cura genética para essas doenças.


"...não devemos atribuir ao PGH mais importância do que ele realmente pode.
Tome-se por exemplo a anemia falciforme, uma das doenças genéticas mais conhecidas e a primeira a Ter seu gene identificado. Chama a atenção o atraso das pesquisas e a pouca participação da genética na melhoria da condição de saúde dos pacientes e o PGH não vai mudar essa situação a curto prazo, pois o conhecimento de um gene é uma garantia de avanço terapêutico."
(José Roberto Glodim e Úrsula Matte )



Por Pup,

Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2001/genoma/objetivos.html

0 comments:

Post a Comment