O que é o Projeto Genoma Humano.

Uma das primeiras discuções sobre o PGH, foi na decada de 1980, quando o Departamento de Energia dos Estados Unidos, promoveu um workshop, para estudar possiveis metodos para detectar possiveis mutações. Logo surgiu a idéia de mapear o Genoma Humano.
Também na década de 1980, na França, foi criado um centro de estudos do Poliformismo Humano, conhecido como Centre d’Etude du Polymorsphisme Humaine. Este centro coleta amostras de sangue e tecido de familias extensas, e tornou o principal fornecedor de material para a elaboração dos mapas de ligação realizados pelo Généthon.

Para muitos, mapear o genoma humano, era um processo IRREALIZAVÉL, gerando varias contraversias. Para outros, mapear o genoma não havia sentido algum, pois as informações obtidas seriam perdidas e não valeria o esforço. Mas também, por outro lado, alguns cientistas viram naquela oportunidade a chance de transformar a biologia em big science, com financiamentos gigantescos e divulgação ampla.

O Projeto foi lançado nos EUA quatro anos depois, patrocinado pela National Institute of Health e pelo Departament of Energy. A proposta incial era mapear todo o material genético do ser humano. Logo em seguida, laboratorios da Europa, do Japão e da Australia, uniram-se ao projeto. Surgiu então o Human Genome Organization(HUGO), um departamento criado para organizar as pesquisas e as descobertas.

O Presidente do HUGO, H. Van Ommen, afirmou em 1998 que a missão do HUGO era facilitar e coordenar a iniciativa global de mapear, sequenciar e analisar funcionalmente o genoma humano e promover a aplicação destes conhecimentos ao melhoramento da saude humana.
No final da primeira fase da HUGO, assume seu proximo papel para disseminação das analises funcionais do genoma, e o fornecimento de diretrizes responsáveis para as aplicações e implicações do genoma.

O Brasil também tem dado sua cota de contribuição ao projeto. Além de iniciativas isoladas, como os diferentes genes clonados pelo laboratório da pesquisadora Mayana Zatz na USP, uma iniciativa conjunta da FAPESP, Instituto Ludwig, UNICAMP, EPM e Faculdade de Medicina da USP criou o Projeto Genoma Humano do Câncer. Este projeto utiliza o mesmo método de seqüenciamento (ORESTES) desenvolvido em São Paulo para o seqüenciamento de uma praga de lavouras, Xillela fastidiosa. Esta iniciativa demonstra a importância do projeto, capaz de congregar diferentes instituições, a necessidade de financiamento pesado e a possibilidade de utilização de metodologias desenvolvidas e testadas em organimos menores.

Por Pup,

Fonte: http://www.ufrgs.br/bioetica/genoma.htm

2 comments:

Unknown July 29, 2009 at 7:46 AM  

Pedro, após longas férias vamos retomar nossos trabalhos...
Você definiu o projeto de forma breve, falta embasamento teórico. Você precisa aprimorar suas pesquisas, procure artigos científicos de revistas, pesquisa em site, cito alguns abaixo:
- www.bireme.br
- www.scielo.org
- www.msd-brazil.com
- visite as bibliotecas do centro cultural de SP

Quanto a escrita da monografia, você precisa ler o manual com atenção para escreve-lá, o que eu posso fazer é corrigir e te orientar, mais não posso criar seus capítulos e temas que irá abordar. Lembre-se que para desenvolver seus capítulos e pesquisa deverá fazer as seguintes perguntas:
- o que pesquisar?
- pra quê pesquisar?
- pra quem pesquisar?
- qual a contribuição do seu trabaho para quem ler.

Isso é com você!

Até a volta.

Prof. Elaine
29/07/09

vaniatada March 5, 2022 at 5:38 AM  

The TOTO M30 (TOTO Classic) - Titanium Mountain Bike - Teton
The 2018 ford fusion hybrid titanium TOTO Classic is a fully adjustable, adjustable adjustable bike suppliers of metal that is titanium joes built from the ground up with one of the microtouch titanium highest performance mountain bikes ever made. babyliss pro titanium flat iron

Post a Comment